Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

quinta-feira, 17 de março de 2011

THINK PINK!



Como fazer um auto-exame mamário


1. De pé, frente ao espelho, observe as mamas. Geralmente, estas diferem ligeiramente em tamanho. Procure alterações na diferença de tamanho entre as mamas e alterações nos mamilos, como um afundamento (mamilo invertido) ou uma secreção. Procure rugosidades ou depressões.

2. Observando atentamente ao espelho, entrelace as mãos por trás da cabeça e pressione-as contra ela. Esta posição ajuda a detectar as alterações subtis que o cancro pode provocar. Procure alterações na forma e no contorno das mamas, sobretudo na parte inferior de cada uma.

3. Coloque as mãos firmemente sobre as ancas e incline-se ligeiramente para o espelho, levando os ombros e os cotovelos para a frente. Uma vez mais, procure alterações na forma e no contorno das mamas.

Muitas mulheres fazem a etapa seguinte do exame no duche, porque as mãosdeslizam com facilidade sobre a pele molhada e escorregadia.

4. Levante o braço esquerdo. Usando três ou quatro dedos da mão direita, examine pormenorizadamente, com a parte plana dos dedos, a mama esquerda. Mova-os fazendo pequenos círculos à volta da mama, começando pelo bordo externo e aproximando-se gradualmente do mamilo. Pressione com suavidade mas com firmeza para detectar qualquer volume ou massa inusual sob a pele. Certifique-se de que examina toda a mama. Do mesmo modo, examine com cuidado a área entre a mama e a axila, incluindo esta última, e procure possíveis massas.

5. Comprima um pouco o mamilo esquerdo e confirme se é produzida alguma secreção (consulte o médico se aparecer alguma secreção em qualquer momento do mês, independentemente de ter sido durante um auto-exame mamário). Repita os passos 4 e 5 na mama direita, levantando o braço direito e com a mão esquerda.

6. Deite-se de barriga para cima, com uma almofada ou uma toalha sob o ombro esquerdo e coloque o braço direito acima da cabeça. Esta posição aplana a mama e facilita a sua inspecção. Repita o mesmo para a mama direita.



Certifique-se de que examinou ambas as mamas. A mulher deverá repetir este procedimento todos os meses e na mesma data, 2 ou 3 dias depois de a menstruação acabar, porque é menos provável que as mamas estejam sensíveis ou inchadas. As mulheres pós-menopáusicas podem escolher qualquer dia do mês que lhes seja fácil recordar, como, por exemplo, o primeiro.

0 comentários:

Enviar um comentário