Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

domingo, 13 de março de 2011

PARAÍSO À BEIRA-MAR PLANTADO

Sempre que acontecem catástrofes como o terramoto e tsunami do Japão, penso que Portugal é um paraíso. Neste momento há milhões de pessoas no Japão que passam o dia a sentir o chão tremer devido a réplicas; há milhões de pessoas que não têm água potável, comida ou aquecimento; há um alerta de radioactividade que pode afectas muitos milhões de pessoas... um terror!

Em Portugal, apesar da crise do petróleo e do caos nas finanças públicas, não temos uma guerra civil (como na Líbia), não temos terrorismo (como na Irlanda do Norte ou Espanha), não temos catástrofes como a do Japão, não temos sub-nutrição como em muitos países africanos, não temos que fugir de vulcões como na Islândia... e ainda não temos um caos social como no Brasil (pelo menos por enquanto).

É verdade que a situação social portuguesa é grave e a manifestação de ontem da Geração à Rasca é disso prova. É também verdade que Portugal não vive um clima de insatisfação tão grande como desde Abril de 1974, senão olhemos para os vencedores do Festival RTP da Canção - os Homens da Luta.
Até onde levará o povo português este descontentamento?
Que mais farão os jovens e pais desta geração?



Quando era adolescente e tive que fazer uma escolha de carreira, lembro-me de ter ido a Alverca e de ver imensas placas nos edifícios a anunciar advogados. Eu queria ser advogada. Foi nesse dia que me apercebi que já havia muitos advogados.... e mudei a minha opção de carreira para as finanças.

Eu acho que esta "Geração à Rasca" é muito imatura e super-protegida por pais que fizeram tudo o que estava ao seu alcance para darem aos filhos o que muitos deles não tiveram. Eu sei que há uma crise instalada e que não há emprego para todos... o mesmo se passou nos anos 60 e 70, quando milhares de portugueses procuraram noutros países o que não encontravam em Portugal. Somos um país de lutadores e aventureiros, porquê baixar os braços e exigir ao governo que resolva os nossos problemas?
Não é o Governo que diz a um candidato numa entrevista que não aceita o candidato por falta de experiência ou por habilitações a mais.
Não é o Governo que tem que obrigar as empresas a abrir mais vagas.
Não é o Governo que vai regular o emprego no sector privado.
O Governo nem a sua própria casa consegue gerir........



Há mercados emergente a precisar de mão-de-obra, como por exemplo os navios de cruzeiro no mercado do turismo; há empresários no norte de Portugal a precisar de mão-de-obra que não encontram (vejam as notícias), há mais mundo para além deste nosso paraíso à beira-mar plantado - conquistem-no!
Coragem e ousadia para todos os que estão à rasca!!!

1 comentários:

Anónimo disse...

Sou dessa geração de que falas mas felizmente não estou a rasca.Tenho a melhor profissão deste mundo e estou apaixonada por ela. Felizmente ela também dá para me sustentar. Mas sei bem do pessoal à rasca... esse pessoal que ganha o mesmo que eu mas xega ao fim do mês com 0€. E sabes porque? Porque não se importam de comparar logo 500€ em roupa, logo dos ultimos modelos que sairam, compram casas de 150 mil, compram carros de 20 mil, gastam pelo menos 100€ por semana em saidas e jantares, vão a manicure e ao cabeleireiro, e fazem gastos astronomicos de tlm. Foi o Eng Socrates que os mandou fazer isso? XD
Abram a pestana gente!
By the way...aprendi a poupar com a melhor Drª de contas deste mundo =D thkx!

Enviar um comentário