Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

PAPA-FILMES - o que vi e o que achei

Adoro Cinema! Esta página destina-se a divulgar a minha opinião acerca dos filmes que vou vendo.

**************************************
JOSÉ E PILAR



Ontem, enquanto passava a ferro vi um documentário - José e Pilar.
Nunca li nenhum livro de José Saramago, mas estive à porta de sua casa em Tias (Lanzarote). O documentário foi realizado durante a escrita do seu último livro "A viagem do elefante". O amor de José e Pilar é comovente pela sua naturalidade, o seu despretenciosismo e a sua serenidade. O amor não precisa de romantismo cinéfilo nem de demonstrações arrebatadoras, precisa da vontade e sinceridade de duas partes.

Uma viagem ao lado de um viajante, uma banda sonora de luxo e a prova de que tudo pode ser bem melhor e mais fácil do que parece... é só querermos.

***************************************

DUE DATE (ROBERT DOWNEY JR.)

Bom... o filme é exactamente o que eu achava antes de o ver... Se há filmes que nos enganam pelo trailler, este faz justiça: não tem muito de comédia e não deve ser visto por quem está com problemas existênciais.

Não há dúvidas que os actores são excelentes, mas o argumento é muito pobre...
De qualquer forma há uma menção honrosa para o cachorro Sony!



****************************************

CALENDAR GIRLS (HELEN MIRREN)

Este filme foi uma agradável surpresa, mais ainda por ter passado na RTP 1. Trata-se duma história verdadeira acerca de um grupo de mulheres que vivem numa pequena vila de Yorkshire chamada Knapely (Inglaterra). Estas mulheres decidem posar para um calendário que servirá para angariar fundos para equipar a ala de doentes cancerosos do hospital local. A forma como decidiram posar é que foi muito diferente do que toda a gente esperava...

Vale a pena ler a reportagem do jornal Daily Mail Online, publicada por altura dos 10 anos da publicação do calendário. Foi em 1999 que as "moças" se reuniram e agitaram tudo à sua volta. Podem encontrá-la neste endereço: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1180453/Original-Calendar-Girls-reunite-bare-10-years--time-theyre-colour.html


****************************************

RED (BRUCE WILLIS & COMPANHIA)

Achei um excelente filme de domingo. A figurinha do Malkovich é impagável e o o Morgan Freeman vestido de azul bébé leva qualquer um ao delírio!
Um filme muito leve e bem disposto.




****************************************
ROBIN HOOD (RUSSELL CROWE)

Bom porque é realizado por Ridley Scott?
Bom porque o actor principal é Russell Crowe ou a actriz principal é Kate Blanchet?
Bom porque o elenco de suporte, os cenários e o guarda-roupa são excelentes?

Sim bom por tudo isto mas principalmente por não ser a história do Robin Hood a que estamos habituados. O surpreendente deste filme é que trata do Robin antes de ser fora-da-lei e porque se tornou um perseguido.

Um filme excelente!



*****************************************
THE BOUNTY HUNTER (GERARD BUTLER)



OK... Pode parecer conspiração por ser mais um filme com Gerard Butler mas é pura coincidência. Não tenho culpa se o rapaz é popular e aparece em tudo o que é filme.

Esta comédia é engraçada sem ser hilariante. Não tem grande enredo nem provoca grandes gargalhadas, mas é engraçado ver a Jennifer Aniston quase o filme todo com a mesma roupita! :-D

À falta de melhor, dá para passar um bocado a comer pipocas.








*****************************************

LAW ABIDING CITIZEN (GERARD BUTLER)

Se vissemos alguém que amamos ser morto à nossa frente sem nada podermos fazer, como seria o dia a seguir? O que nos faria acordar todos os dias e respirar mais uma vez?

Clyde Shelton é um cidadão exemplar que vê a sua mulher e filha serem brutalmente assassinadas. 10 anos depois, O homem que se safou da acusação de homicídio é encontrado morto e Clyde Shelton admite friamente que é o culpado. Em seguida faz um aviso a Nick: ou compõe o sistema de justiça que falhou com a sua família, ou as pessoas importantes do processo morrerão…


Só dá para voltar a respirar no fim do filme. Muito bom!!


*****************************************
THE BLIND SIDE (SANDRA BULLOCK)

Há muito tempo que não via um filme tão bom! A história ainda parece mais bonita por ser real e ser exactamente o percurso de um jovem desde o bairro de lata até ao estrelato. Michael Oher teve a sorte de ser acolhido, amparado e motivado por uma família rica em dinheiro e em sentimentos.

Acerca da família de Leigh Anne e Sean Tuohy só podemos ficar com boa impressão. É verdade que parece bom demais para ser verdade... mas os milagres acontecem!

Sandra está espantosa no seu papel de mãe e cidadã. Saí do filme a pensar "se algum dia for mãe, quero ser uma mãe assim".
E também saí do filme com vontade de não voltar ao cinema tão cedo. Os filmes bons são cada vez mais raros!!




******************************************
EDGE OF DARKNESS (MEL GIBSON)

Resumindo: o homem está louco e tem mesmo cara de louco!!
Craven é um polícia cuja filha é assassinada mesmo ao seu lado. Acho que qualquer um ficaria louco, mas Mel Gibson é a encarnação da loucura. Se repararem bem, ele tem umas rugas verticais na testa que lhe dão um ar muito estranho e duvidoso...

Não gostei muito do filme e acho que não vale a pena ver.

******************************************
IT'S COMPLICATED (MERYL STREEP)


É complicado o título mas não é complicado o filme. Dá para passar uma tarde bem agradável om alguns risos à mistura. Não é uma comédia de rir do início ao fim, mas é divertida e bem disposta.

Quem é que já imaginou ser amante do ex-marido?!!??!
Acho que só mesmo em cinema... quando a gente vê ex-marido pelas costas não quer mais saber de olhar para a cara dele de novo!

Os 3 actores principais no seu melhor!



*******************************************
ALICE IN WONDERLAND (JOHNNY DEPP)

Mais uma versão de Alice no País das Maravilhas, mas esta é mesmo maravilhosa - ou não fosse fruto da mente brilhante de Tim Burton!

O facto de ter visto a versão 3D também ajuda a que a impressão seja ainda mais fantástica, mas todos os cenários, adereços, deslocação das imagens e efeitos especiais, nos transportam para o mundo de Alice.

Achei que o Johnny Depp estava mais uma vez fantástico. Com Tim Burton já fez de Ed Wood, Ichabod Crane (Sleepy Hallow), Victor Van Dort (Corpse Bride) e Benjamin Barker (Sweeney Todd). Também são inesquecíveis os seus desempenhos como Eduardo (Eduardo Mãos-de-Tesoura), Jack Sparrow (Piratas das Caraíbas) e Willy Wonka (Charlie e a Fábrica de Chocolate).

Como se trata de um sonho, não podemos estranhar nada... mas merece uma distinção especial a Rainha Branca. De tanta brancura e candura até parece lobo em pele de cordeiro! Mas deve ser da minha imaginação ;-)

*******************************************
SHUTTER ISLAND (Leonardo Dicaprio)

Ontem fui ver Shutter Island.
Por favor... ninguém merece! Com esta moda de voltar a haver intervalo durante os filmes, foi a segunda vez na minha vida que saí e não voltei.

Não quero estragar o mistério para aqueles que insistirem em ir ver o filme mas tenho que dizer isto: sonhar com mortos ainda vá que não vá, falar com mortos também é aceitável mas... os mortos serem mortos outravez?!?!?....

Como escreveu num caderno uma das loucas da ilha: RUN!!!!!



*******************************************
CHANGELING - A troca (Angelina Jolie)
.
Há muito tempo que andava para ver este filme. Gostei bastante e o desempenho de todo o elenco fê-lo parecer muito real. Todo o desespero sentido por uma mãe que quase é levada à loucura é muito violento.

Por outro lado o empenho e a persistência desta mãe em não desistir de encontrar o filho pode ser muito inspirador.

Uma tarde bem passada.




****************************************************

Fui ver o filme "Invictus" sem grande entusiasmo (a bem dizer da verdade) mas com espírito aberto. Nem me interesso muito por política nem por rugby... mas o filme é acerca de algo bem maior do que isso, é acerda da gradiosidade de um homem e da sua visão para uma nação. Lembro que em 1990 acompanhei, com o meu pai, passo a passo a libertação de Nelson Mandela e todas as alterações que a África do Sul sofreu após este acontecimento.


O que aprendi na altura: tudo pode acontecer e o inesperado às vezes acontece mesmo!
O que aprendi ontem: podemos ser muito mais fortes do que imaginamos e devemos perseguir os nossos objectivos incansavelmente.

Tive curiosidade de encontrar o poema Invictus. Um diamante da literatura que revela uma infinita força de espírito. Aqui fica.

Out of the night that covers me,
Black as the Pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds, and shall find, me unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll.
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.

"INVICTUS" by William Ernest Henl