Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

sábado, 22 de maio de 2010

NUVENS DEBAIXO DOS PÉS

Ontem e hoje andei todo o dia a sentir-me como que a andar sobre nuvens fofas de algodão. Umas tonturas, uma dôr de cabeça anormal, alguma febre ocasional... andava muito combalida e impossibilitada de trabalhar. Felizmente tenho na sala de reuniões um sofá azul fantástico onde consigo deitar-me sempre que me sinto mal. Devem estar a pensar que tipo de chefe eu tenho que não se importa que me deite no sofá da sala... é o género de chefe que sabe que amanhã estarei a trabalhar para recuperar o tempo perdido, que não precisa de me pedir para adiar as férias quando acontece algum precalço e que sabe que dou o litro e meio e visto a camisola por aquela empresa. Viva o reconhecimento!!

Por volta das 13h30 lá fui arrastada para fora do escritório para comer alguma coisa e apanhar ar. acabei por passar na farmácia para comprar medicamentos que precisava e aproveitei para medir a tensão. Resultado: 108/72. Para quem percebe, o veredicto foi fácil: a menina (na aldeia somos sempre meninas!) tem a tensão baixinha e a mínima está muito próxima da máxima - vá sff tomar um café ou comer sal. E assim fez a menina bem mandada que eu sou. Em 5m já me sentia melhor e ao fim do dia, depois de mais 1 café, já me sentia bem.

Sempre tive tensão baixa - se bem que 108 é considerada normal - e a minha médica até diz que ter tensão arterial baixa é um seguro de saúde gratuito! Andei a pesquisar as causa das quedas de tensão e acredito que a causa da minha foram 2 dias de fraca alimentação por causa de ter extraíso um dente do siso e esta calor repentino de 30º que anda por aí. Eu bem tenho razão de não gostar do Verão nem de ir à praia...



Para interessados, aqui fica parte de um artigo tirado de http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?592:


PRESSÃO BAIXA

Sinônimos: Hipotensão arterial, Choque, Hipotensão postural

O que é?
Pressão arterial baixa pode significar ou não uma doença, um sinal indicativo de uma doença de maior ou menor gravidade. Nos casos de doenças mais graves, a queda da pressão é uma das manifestações de enfermidades que costumam estar acompanhadas de outros sinais e sintomas que dominam o quadro clínico.

Podemos dizer que a grande maioria das pessoas que se queixa, atribuindo seus sintomas à queda da pressão arterial, são pessoas sadias, que não estão doentes, pelo menos fisicamente. Quem pode dizer se a pessoa apresenta alguma doença que provoca a baixa da pressão é o médico.

Ter a pressão arterial baixa é uma das queixas mais freqüentes e, na grande maioria dos casos, é um sinal de boa saúde. Os médicos afirmam isso por saberem que os portadores de pressão arterial baixa costumam ser saudáveis e que, provavelmente, terão vida longa.

Em se tratando de pessoas adultas, considera-se como pressão arterial baixa, quando os níveis da máxima estão abaixo de 90 mm Hg (ou 9 cm de Hg). Existem pessoas sadias que apresentam níveis até mais baixos e que, nem por isso, apresentam sintomas. Por sua vez, há pessoas com uma pressão arterial habitualmente alta que, quando apresentam algum problema de saúde, esta pressão poderá cair para níveis inferiores aos que estão habituados. Por exemplo: alguém que apresente uma pressão arterial máxima de 110 mm, quando o seu habitual é de 180 m HG Hg, poderá sentir, nesta situação, manifestações decorrentes da queda dos níveis de pressão habituais. Nestes casos, um médico deverá avaliar e orientar o tratamento.

Quando devemos nos preocupar?
Em algumas situações de doenças mais graves, podem ocorrer quedas de pressão significativas que provocam manifestações, inclusive a morte.

A situação de pressão baixa mais grave é denominada de choque, que acontece quando a pressão do sangue nas artérias é insuficiente para manter a irrigação dos tecidos. É o que pode acontecer em:
  • hemorragias externas profusas (abundantes)
  • reações alérgicas a medicamentos
  • picadas de insetos
  • envenenamentos
  • traumatismos
  • desidratação
  • sangramentos internos
  • queimaduras extensas e profundas
  • intoxicações severas
  • doenças da glândula supra-renal
  • algumas doenças do coração, agudas ou crônicas
  • moléstias agudas dos pulmões, tanto dos seus vasos quanto em infecções severas
São situações clínicas graves e alarmantes, acompanhadas de outros sintomas, tais como: dores, suores abundantes, aceleração dos batimentos cardíacos, perdas de consciência, parada do funcionamento dos rins, etc.

Nestas doenças, os sintomas dominantes são as manifestações decorrentes destas enfermidades, e a pressão baixa é um achado do exame clínico que ajuda o médico a fazer o diagnóstico. Estes pacientes, de um modo geral, nem se dão conta de que sua pressão arterial caiu. Tais situações clínicas costumam exigir atendimento médico de urgência, podendo a sua protelação até ser fatal! Situações Crônicas

Além das doenças mais agudas já citadas, outras enfermidades, ditas crônicas e consideradas como debilitantes, podem provocar diminuição dos níveis de pressão arterial. Os sintomas causados por estas enfermidades também dominam o quadro clínico e a diminuição da pressão é somente mais uma das manifestações do quadro clínico da doença principal.

A grande maioria dos casos de diminuição da pressão arterial não tem maior significado clínico, embora possam ser desagradáveis para os acometidos e apresentem algumas conseqüências, de uma maneira geral, menos graves.

Outras Causas para a Queda de Pressão
Uma das causas mais freqüentes de diminuição da pressão arterial é denominada de hipotensão postural, que acontece quando as pessoas, ao mudarem subitamente a posição do corpo, sentem tonturas ou a visão turva, sensação que passa em alguns segundos. É o que ocorre quando alguém, depois de estar durante muito tempo agachado, ao levantar-se subitamente, sente-te tonto e a visão embaralhada, chegando a oscilar o corpo ou mesmo a cair. Todavia, isso nem sempre significa doença, e acontece principalmente em pessoas não condicionadas fisicamente.

Pessoas desidratadas, como as que recebem altas doses de diuréticos, também podem apresentar quedas de pressão ao mudarem subitamente de uma posição para outra.

As baixas de pressão arterial são também uma manifestação freqüente em pessoas convalescendo de doenças ou que permaneceram por muitos dias acamadas. Nestes casos, a freqüência cardíaca costuma subir de 15 ou mais batimentos por minuto devido à diminuição da pressão arterial.

Pessoas que recebem certos medicamentos para baixar a pressão arterial, ou portadores de doenças neurológicas, endócrinas, como diabete,também podem apresentar queda de pressão, ao passarem da posição deitada, ou sentada, para ficarem de pé. Nestas situações, a queda de pressão provoca nenhuma ou apenas uma discreta elevação da freqüência dos batimentos do coração.

0 comentários:

Enviar um comentário