Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MENOS UM DENTE, MENOS SISO

Ontem fui tirar um dente do siso. A minha querida Dra. Susana tem mãos de fada e por isso não doeu nada mesmo!!! Foi mais o tempo que demorou a anestesiar-me do que a tirar o dente na realidade. Hoje tenho uma moinha no maxilar porque o osso ficou mais sensível, mas nada de dores. A dieta líquida e fresquinha com iogurtes e gelados está a fazer milagres!



Fui investigar os dentes do siso - para que servem, porque têm este nome, a sua evolução, etc. Estas são as informações que achei interessantes.

Os sisos (ou terceiros molares) são os últimos dentes a nascer porque também se desenvolvem mais tarde. A maior parte das pessoas tem quatro sisos, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se entre os 15 aos 20 anos por isso são chamados popularmente de "Dente do juízo" ou "Dente Queiro".

E porque nascem tão tarde? A resposta é simples: o dente siso precisa de espaço na boca para nascer! Cada dente tem seu tempo de formação e erupção. O siso, ou terceiro molar, começa a formar-se por volta dos 5 anos de idade e só nasce entre os 15 e os 20 anos. Afinal, seria impossível a boca de uma criança ter lugar para todos os dentes de uma vez. Quando falta espaço, os sisos pressionam os dentes vizinhos, causando dor e inflamações, e às vezes precisam ser arrancados.

Mas algumas pessoas já não têm esses dentes, sabem porquê? Bom, para responder, vamos voltar ao tempo doas nossos ancestrais, estes tinham uma alimentação mais consistente e abrasiva e as perdas dentais precoces eram frequentes, o que tornava os terceiros molares fundamentais para complementar o aparelho digestivo. Nos dias actuais é diferente, os maxilares diminuíram porque as dietas são mais leves e os sisos quase não têm utilidade.

E assim, ficamos a saber que não é só o apêndice que não serve para nada a não ser para doer e ser extraído - os dentes do siso também estão na mesma categoria!!

0 comentários:

Enviar um comentário