Para mim, não há nada como os diamantes. São preciosos, transparentes, luminosos e do tamanho que se quiser. Os diamantes de que vou falar neste blog não são só os minerais. Diamantes podem ser os amigos, a família, uma peça de roupa nova... ou puramente uma extravagância mineral. Não deixem de visitar as outras páginas do Blog - viagens, moda, filmes e música!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

EU PROCRASTINO! E TU PROCRASTINAS?

Confesso: eu procrastino.



PROCRASTINAR: deixar para fazer algo mais tarde; sinónimos: adiar, deixar para o dia de amanhã, demorar, diferir, empurrar com a barriga, espaçar, protelar, usar de delongas.

Não vos acontece de terem que fazer algo que vos desagrada ou enfada profundamente e acabam por arranjar todo o tipo de desculpas para o fazer mais tarde?!...
Não vos acontece deixarem as tarefas mais maçudas para fazer no dia seguinte porque acreditam que estarão com mais disposição para tal?!...
Não vos acontece acordarem a pensar que têm que fazer algo que não vos apetece mesmo nada fazer e adiam isso o mais possível acabando por passar o dia mal humorados e infelizes?!...



Como isso também me acontece, procurei ajuda. Fica um artigo que li em http://www.erhnam.com/artigos/superar-procrastinacao.html e que espero ajude.

Início de citação


1. Reconheça que há mais dor em procrastinar do que em fazer o que tem de ser feito.

Se procrastinou muito (como eu) você pôde ter descoberto que:
Você procrastina para evitar fazer algo aborrecido, difícil, complicado, estranho, novo, diferente. E procrastina essencialmente para evitar essa dor.
Quando já tiver alguma experiência com a procrastinação vai provavelmente perceber que a procrastinação causa muito mais dor do que fazer realmente o que precisa ser feito. Compreender a verdadeira quantidade de dor das suas escolhas fará com que mais facilmente supere a procrastinação.

2. Force-se a fazer o que precisa ser feito antes da urgência surgir…
…a sua auto-estima irá disparar. Da próxima vez que se sentir tentado a procrastinar lembre-se, foi você que se forçou, mas que se sentiu melhor quando deu por terminada a tarefa. Lembre-se da fantástica recompensa que teve quando terminou. Quando se sentir tentado lembre-se disto de forma a seguir em frente.

3. Crie um fluxo
Em vez de não fazer nada, comece a fazer qualquer coisa. Limpe a sua secretária, remova o lixo, lave os pratos. Basta executar um conjunto de pequenas e simples tarefas para criar um fluxo positivo, “momentum”. Quando está num fluxo que o faz mover, começar o que tem realmente de fazer será muito mais fácil. Limpar também pode ajuda-lo a sentir-se mais motivado. Um ambiente de trabalho desarrumado parece reforçar frequentemente a procrastinação.

4. Adquira alguma alavancagem
Às vezes nós procrastinamos nas coisas que não são maçadoras, no trabalho ou na escola. Talvez esteja aprisionado, não sendo capaz de dar um passo em frente com medo de alguma dor pessoal profunda. Se está a pensar em mudar de emprego, carreira ou em dar o próximo passo num relacionamento, está provavelmente focado nas coisas que podem correr mal. Tente em vez disso criar alguma alavancagem que o impulsione ou empurre para a frente.
Como? Agarre numa caneta e num pedaço de papel. Aponte todas as coisas que se lembre que irá deixar de ter (não só agora, mas também no futuro) caso não dê esse passo AGORA. Procure dentro de si e sinta a dor que irá ter não só agora mas nos próximos anos quando pensar que a mudança esteve nas suas mãos e que bastaria um simples passo.
Escreva depois todas as coisas positivas e maravilhosas que experimentará se tomar essa decisão, se der um passo em frente na direcção que deseja. Pense sobre elas e escreva todas aquelas coisas que experimentará e sentirá, não apenas nos próximos dias mas num ano, em dois, em cinco anos ou dez. Consiga fazer com que a vara e a cenoura trabalhem a seu favor. E coloque o problema numa perspectiva de tempo mais longo para lhe dar realmente um safanão emocional.

5. Como comer um elefante? Uma dentada de cada vez…
Não olhe para “o todo” do que tem de fazer. Uma das formas mais comuns de procrastinação é quando nos sentimos esmagados pela quantidade de coisas que temos para fazer. Tente separar aquilo que tem de fazer em pequenas tarefas. Escreva-as como uma lista num pedaço de papel. Centre-se apenas sobre a concretização de uma pequena tarefa ou porção dela. Passe depois para a seguinte. Supere uma etapa de cada vez e não pense em descansar. Antes que se aperceba já estará a meio caminho.

6. Mude as suas crenças
Os problemas que o colocaram repetidamente num estado de procrastinação podem desaparecer se mudar a sua visão da realidade. Examine as suas crenças. Pergunte-se se poderia ver as coisas de forma mais benéfica e eficaz para si.
Tenha a consciência de que pode escolher a sua opinião sobre si mesmo e sobre o mundo. O passado não é o futuro. Você não tem que limitar a sua opinião baseada em experiências anteriores a menos que queira. Você está aqui agora e pode escolher mudar os seus hábitos.

7. Faça um pequeno negócio consigo mesmo
Pode fazer assim: Prometa a si mesmo que trabalhará em algo por apenas 5 minutos. Depois daqueles 5 minutos pode ir fazer outra coisa qualquer, se quiser. Mas coloque uma nota na sua agenda de quando é que voltará à tarefa e trabalhará outros 5 minutos nela. Como notas de felicidade, não importa quanto desagradável uma tarefa pode parecer, você pode convencer-se frequentemente em trabalhar mais 5 minutos nela.

Escrevi este artigo para ajudar todos os procrastinadores habituados a praticar a procrastinação de forma intensiva. Sendo a procrastinação um dos desafios que me custou mais superar, espero que as minhas dicas o possam ajudar a superar a procrastinação.
Fim de citação

1 comentários:

Guilherme Pipino disse...

Valeu! Eu procastino, não vou mais procastinar e só digo uma coisa: a procastinação é uma das palavras mais feias de nossa língua! Não merece atenção!hehe

Enviar um comentário